Escola Mont'Alverne

2 anos consectivos campeã geral da OLEMI.

professores montalverne

Uma seleção de professores capacitados para atender os alunos

A Direção

Fanfarra os Cardeias do Mont'Alverne, anos de história.

A Escola

Localizada no Centro da Cidade o Mont'Alverne é a Escola mais tradicional da Cidade.

MAIS UMA CONQUISTA

MOLEQUE BOM DE BOLA 2011 E.E.F.MONT'ALVERNE CAMPEÃO REGIONAL.

JESC

4º colocado no Jesc, em São Bento, Volei do Mont'Alverne é destaque.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Jesc Gaspar 2011

Algumas imagens da participação da Escola nos Jesc Gaspar 2011, onde mais uma vez fizemos história e estivemos bem colocados.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Jesc Semifinais

Hoje é dia de decisões nas semifinais das modalidades coletivas, do Jesc em Gaspar. no Voleibol Feminino ficou assim as decisões.
Voleibol feminino: Ginásio da Escola Estadual Ivo D’Aquino

9h00: Escola Municipal Erwin Prade (Timbó) X Escola Municipal Anita Garibaldi (Blumenau).

9h45: Instituto Educacional Jangada (Jaraguá do Sul) X Escola Mont'Alverne (Ituporanga).

Logo aqui no Blog vc acompanha todas as notícias da escola e da participação no Jesc 2001 em Gaspar.

De novo

Repetindo o sucesso que no ano passado a equipe masculina de volei conquistou, nossas meninas campeãs regionais, disputam hoje vaga para a final do JESC, as meninas que vem apresentando um voleibol de encantar já comemoram a grande façanha, uma equipe que a anos vem se preparando chega agora em jogos decisivos e mais uma vez coloca o Mont'Alverne em destaque no estado. Boa sorte meninas e parabéns todas são verdadeiras campeãs.Equipe que esta disputando o JESC
Treinamentos iniciados a pelo menos 2 anos, e que hoje mostra o resultado

terça-feira, 12 de julho de 2011

Arte na Escola

Algo que sempre chama a atenção nos corredores da Escola são as obras, desenhos, artes feitas pelos alunos nas aulas da professora Isolete que leciona Artes, sempre vale a pena conferir, abaixo algumas obras que a professora produziu com seus alunos,no ano de 2010, modelos de Girassóis, a maioria com material reciclável, criatividade e consciência ecológica a favor da arte:

Jesc 2010

Nossa segunda feira em São bento do sul, foi um dia especial, classificação do volei em cima da escola de Joinville, e bela vitórias das meninas no futsal, 4 x 0 em Rio do Campo.

10 vezes campeão


Com o encerramento da OLEMI, e os resultados obtidos por nossos atletas, só temos que elogiar a Escola, o professor Artur e Calinho e todos os demais que estiveram envolvidos nesse projeto, os atletas que representaram nossa escola nos jogos. o Sucesso do MONT' ALVERNE foi absoluto, não só aumentamos em número de medalhas como fomos campeão Geral das olimpíadas, sendo premiados em 15, das 17 categorias que disputamos, ficando com:

10 OURO
3 PRATA
2 BRONZE


ainda tivemos duas categorias chegando na 4ª colocação, lembrando que nossa escola por ser de ensino fundamental, não participa das categorias acima de 15 anos.
É gratificante para todos nós da Escolas, ver a satisfação dos alunos, com suas medalhas no peito, o choro dos pequenos pela emoção das conquistas, e a emoção, daqueles que tanto brilharam em nossas quadras, e que nessa edição se despedem, é maravilhoso ouvir o Show , Show, Mont' Alverne é Show vindo das arquibancadas, e melhor ainda é saber que cada um de nossos atletas, vão sentir um dia o que sentimos hoje, vão fechar os olhos e lembrar com saudade e satisfação dos dias em que estiveram em quadra, e o esporte nos proporciona a isto.

Basquete

O jogo de basquete, é um jogo em que predomina a inteligência e o pensamento rápido, desenvolvendo assim o potencial de inteligência e diversas opções para solução de problemas que são apresentados durante um jogo. E nas aulas de Educação Física o Prof. Artur, está trabalhando o basquete com as turmas de 5º a 8º, com a idéia de que através do jogo educativo é possível proporcionar um desenvolvimento como um todo para cada aluno,o jogo melhora a qualidade de vida sendo trabalhado em forma, ludica e envolvendo as necessidades físicas e mentais dos alunos

História da fanfarra os Cardeias

Foi no ano de 1974, após o desfile de 07 de setembro, na sala dos Professores que comou toda a nossa história. Presentes na sala a maioria dos professores, o professor de Educação Física, José Fernando Sens, e também a diretora Terezinha Frainer. Fazíamos uma avaliação do desfile daquele ano, e a diretora Terezinha Frainer falava da necessidade de termos uma Fanfarra maior e melhor, pois a que tínhamos era pequena e que a mesma precisava de mais brilho, mais entusiasmo. Em data recente, na época, o Colégio Normal Roberto Moritz havia saído do prédio do Mont´Alverne para ocupar o seu novo prédio. Com essa divisão, o material existente foi dividido, inclusive os instrumentos de fanfarra. Desta forma, a Fanfarra do Mont´Alverne ficou com mais ou menos dezesseis instrumentos, era muito pouco para o desfile com o número de alunos da época. É bom frisar que naqueles anos, todos eram obrigados e sentiam-se orgulhoso de desfilar.
O professor de Educação Física, lembrou à Diretora
que em seu último ano de faculdade, presenciou o desfile, em Joinville, de uma Banda Marcial de Bento Gonçalves, vencedora de um concurso brasileiro de Bandas e Fanfarras, e que havia se empolgado com a apresentação. Era o sinal que precisávamos.
A diretora Terezinha Frainer encampou a idéia e começamos a fazer as estratégias para fazermos uma fanfarra que pudesse representar bem a escola, não só nas apresentações de 7 de setembro, mas em qualquer evento. Começamos a formar uma pequena comissão com a finalidade de angariar fundos para comprar novos instrumentos através de rifas e promoções. Pedimos, inicialmente, a colaboração da empresária Anita Alves Coelho, já falecida, que trabalhava com confecção e tinha duas filhas na escola, para “bolarmos” um uniforme. Pensávamos “alto”, por isso a diretora deu todo o apoio para que realmente conseguíssemos fazer algo que deixassem cheios de orgulho, não só os alunos e corpo docente, mas toda a população de Ituporanga. E assim foi feito. Foi criado o primeiro uniforme que praticamente, salvo pequenas modificações, continua o mesmo até hoje.

Foi um trabalho árduo, com o empenho da Direção da Escola, da Secretária M
aria Hilda Sens, de todos os professores, dos alunos e dos próprios pais. Enfim, foi um envolvimento no qual a escola como um todo se empenhou.

Enfim, chegou o grande dia da estréia. 7 de setembro
de 1975.

A expectativa era imensa, porque também havia certa “c
ompetição”, no bom sentido, entre as escolas. Mas, o que se falava na cidade era da Fanfarra da Escola Básica Mont´Alverne. Sim, da “Fanfarra do Mont´Alverne”, pois até o momento da estréia, a mesma assim era conhecida.
Foi um sucesso. Os aplausos eram unânimes... O corpo docente da escola vibrava, pois seus esforços foram recompensados. Foi aí que nasceu o nome “Os Cardeais”. Como?
Na época, era vigário da Igreja Católica Frei Jerônimo Bach, que presenciava o desf
ile em frente a Igreja Matriz, pois o mesmo era encerrado lá. Quando a fanfarra fez suas evoluções em frente à igreja, Frei Jerônimo comentou com Maria Hilda: “Parece um bando de cardeais, devido às cartolas vermelhas com um penacho branco”. Foi este comentário de Frei Jerônimo, que deu origem ao nome de Fanfarra “Os Cardeais” da Escola Básica Mont´Alverne. O uniforme que era composto inicialmente de sapatilhas e depois de botas vermelhas, de calças ou de saias brancas, de jaquetas vermelhas e de cartolas vermelhas com penacho branco, levou Frei Jerônimo a dizer que parecia um bando de cardeais. Ao contrário do que muita gente pensa até hoje, o nome se baseia no pássaro cardeal e não em Cardeais da Igreja.
A partir daí, a Fanfarra foi crescendo ano a ano, com a compra de novos instrumentos, tanto de percurssão, como musicais. Foi neste momento que a Escola contou com a colaboração decisiva da Professora Lúcia Mafalda Alberton, de saudosa memória, que colaborou ensinando aos alunos a tocarem escaletas e liras.
Foram muitas e muitas apresentações, principalmente na década de setenta, quando foi criado em Santa Catarina o EMOBRESC que era um movimento cultural do antigo MOBRAL, no qual todos os anos era feito uma competição cultural entre municípios catarinenses, cujo responsável, em Ituporanga, fora o Professor Nilvo Lutz, que em todas as apresentações convidava nossa Fanfarra para concorrer e diga-se de passagem, sem falta de modéstia, em quase todas as apresentações, os Cardeais eram premiados em primeiro lugar.

Até adquirir sua aposentadoria, a Fanfarra “Os Cardeais” foi organizada e tr
einada pelo Professor José Fernando Sens.
Principalmente, na década de setenta e oitenta, a fanfarra era convidada para fazer apresentações em muitas cidades de Santa Catarina.
Com o passar dos tempos, a fanfarra chegou a ser composta por 120 alunos.
Mesmo já com mais de 30 anos, a Fanfarra “Os Cardeais” continua sendo o orgulho da Escola e de Ituporanga.
Foi uma semente plantada solidamente, tanto assim que os organizadores e fundadores já não estão mais na Escola, pois se aposentaram, outros infelizmente já faleceram e ela continua sendo o orgulho de muitos alunos e professores que estão ou já passaram pelos bancos escolares da EEF Mont´Alverne.

CURIOSODADE

Já em 1945 foi organizada uma campanha de arrecadação de garrafas pelos alunos do Grupo Escolar Santo Antônio, com o intuito de adquirir tambores e outros instrumentos para fanfarra da escola.Nos dias atuais a Fanfarra os Cardeais continua encantando e fazendo grande sucesso nos desfiles de 7 de Setembro em Ituporanga.
Veja mais fotos da históricas da fanfarra clicando nos links ANTIGAS Mais fotos atuais

o ínicio

Em 5 de dezembro de 1948, era inaugurado Grupo Escolar Mont`Alverne, criado por iniciativa do Governo do Estado, dirigido inicialmente pelo senhor Guido Costa e posteriormente pelas irmãs franciscanas de São José. Em substituição a “Santo Antônio”, o educandário recebeu o nome da grande figura da oratória sacra no Brasil do século XIX, Frei Francisco de Mont’ Alverne. Nas fotos abaixo:1947 CONSTRUÇÃO DO GRUPO ESCOLAR MONT'ALVERNE 05/12/1948
Solenidade de Inalguração do Grupo Escolar Mont' Alverne

O Porque Mont'Alverne


Frei Francisco do Monte Alverne,(Rio de Janeiro, 9 de agosto de 1974 foi um frade fransciscano e teologo brasileiro, reconhecido orador e pregador oficial do Império do Brasil, ocupou vários cargos honoríficos, tendo sempre grande prestígio junto ao clero e à corte imperial. Estudou filosofia e teologia. Tornou-se presbítero pela Ordem dos Franciscanos em 1808. O cognome "Monte Alverne", escolhido pela ordem, remete a um período de reflexão. Ao ordenar-se tomou para si o nome de Frei Francisco de Mont`Alverne. Este nobre orador franciscano é homenageado, quando na sua inauguração, deu-se o nome de Escola Básica Mont´Alverne a esse educandário.

segunda-feira, 11 de julho de 2011





Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites