sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Moleque Bom de Bola
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Comunicado
Senhores Pais:
Estamos participando da Campanha para ajudar as vítimas da enchente em nossa cidade, para isso pedimos sua colaboração doando:
- Alimentos (arroz, feijão, bolachas, leite, açúcar, água mineral, óleo, macarrão, trigo ou farinha de mandioca);
- Colchões, cobertores, travesseiros;
- Produtos de limpeza ou de higiene;
As doações poderão ser entregues pelos alunos na própria escola, que se encarregará de entregar ao órgão competente para distribuição aos necessitados.
Sua colaboração é muito importante!
Obrigada,
A Direção
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Dia Mágico
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
No embalo
Parabéns meninas, parabéns "orgulho de Ituporanga, destaque da região, nós somos o Mont'Alverne, time campeão"
Mania de ser Campeão
Mont'Alverne 2 X 0 Hermes Fonte - Petrolândia
Mont'Alverne 1 X 0 Bertino Silva - Leoberto Leal.
A equipe comandada pelos professores Artur e "Calinho", vai agora disputar a fase estadual da competição, direito reservado aos campeões regionais.
É mais uma vitória do Mont'Alverne, que é destaque no esporte escolar regional.
E nessa tarde de quarta, a torcida é toda das meninas da escola que disputam o título de campeã Regional na categoria.
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Jesc Gaspar 2011
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Jesc Semifinais
Voleibol feminino: Ginásio da Escola Estadual Ivo D’Aquino
9h00: Escola Municipal Erwin Prade (Timbó) X Escola Municipal Anita Garibaldi (Blumenau).
9h45: Instituto Educacional Jangada (Jaraguá do Sul) X Escola Mont'Alverne (Ituporanga).
Logo aqui no Blog vc acompanha todas as notícias da escola e da participação no Jesc 2001 em Gaspar.
De novo
Treinamentos iniciados a pelo menos 2 anos, e que hoje mostra o resultado
terça-feira, 12 de julho de 2011
Arte na Escola
Jesc 2010
10 vezes campeão
Basquete
O jogo de basquete, é um jogo em que predomina a inteligência e o pensamento rápido, desenvolvendo assim o potencial de inteligência e diversas opções para solução de problemas que são apresentados durante um jogo. E nas aulas de Educação Física o Prof. Artur, está trabalhando o basquete com as turmas de 5º a 8º, com a idéia de que através do jogo educativo é possível proporcionar um desenvolvimento como um todo para cada aluno,o jogo melhora a qualidade de vida sendo trabalhado em forma, ludica e envolvendo as necessidades físicas e mentais dos alunos
História da fanfarra os Cardeias
O professor de Educação Física, lembrou à Diretora que em seu último ano de faculdade, presenciou o desfile, em Joinville, de uma Banda Marcial de Bento Gonçalves, vencedora de um concurso brasileiro de Bandas e Fanfarras, e que havia se empolgado com a apresentação. Era o sinal que precisávamos.
Foi um trabalho árduo, com o empenho da Direção da Escola, da Secretária Maria Hilda Sens, de todos os professores, dos alunos e dos próprios pais. Enfim, foi um envolvimento no qual a escola como um todo se empenhou.
Enfim, chegou o grande dia da estréia. 7 de setembro de 1975.
A expectativa era imensa, porque também havia certa “competição”, no bom sentido, entre as escolas. Mas, o que se falava na cidade era da Fanfarra da Escola Básica Mont´Alverne. Sim, da “Fanfarra do Mont´Alverne”, pois até o momento da estréia, a mesma assim era conhecida.
Na época, era vigário da Igreja Católica Frei Jerônimo Bach, que presenciava o desfile em frente a Igreja Matriz, pois o mesmo era encerrado lá. Quando a fanfarra fez suas evoluções em frente à igreja, Frei Jerônimo comentou com Maria Hilda: “Parece um bando de cardeais, devido às cartolas vermelhas com um penacho branco”. Foi este comentário de Frei Jerônimo, que deu origem ao nome de Fanfarra “Os Cardeais” da Escola Básica Mont´Alverne. O uniforme que era composto inicialmente de sapatilhas e depois de botas vermelhas, de calças ou de saias brancas, de jaquetas vermelhas e de cartolas vermelhas com penacho branco, levou Frei Jerônimo a dizer que parecia um bando de cardeais. Ao contrário do que muita gente pensa até hoje, o nome se baseia no pássaro cardeal e não em Cardeais da Igreja.
Até adquirir sua aposentadoria, a Fanfarra “Os Cardeais” foi organizada e treinada pelo Professor José Fernando Sens.
CURIOSODADE
Veja mais fotos da históricas da fanfarra clicando nos links ANTIGAS Mais fotos atuais
o ínicio
O Porque Mont'Alverne
segunda-feira, 11 de julho de 2011
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Hoje
Em janeiro de 1933, Frei Gabriel Zimmer, como vigário da Paróquia Santo Estêvão, iniciou a construção do Grupo escolar Santo Antônio, de propriedade da Mitra Arquiepiscopal de Florianópolis.
Pelo Decreto nº 384, de 26 de junho de 1933, foi concedida a equiparação (reconhecimento legal para o funcionamento). Começou a funcionar a 1º de julho de 1933, sendo as primeiras Professoras as Senhoritas: Inês Guszawski, Alvacir L. Machado, Alice Mafezoli, Joana Hutmacher e Ângela Grams. Nesta oportunidade, Frei Gabriel Zimmer, então vigário da Paróquia Santo Estêvão, de Ituporanga, deu início às atividades do Grupo Escolar Santo Antônio, do qual foi Diretor, sendo depois substituído pelo seu confrade, Frei Manoel Philippi. Em 1942, o Professor Guido Costa assumiu a Direção do Grupo Escolar Santo Antônio. Ficou neste cargo durante o processo de criação do Grupo Escolar Mont’ Alverne, onde permaneceu como Diretor até o ano de 1951.
O tempo foi passando, a população aumentando e o prédio já não oferecia as condições necessárias para a Escola se expandir. Foi então construído pelo Estado, um novo prédio, tipo padrão, inaugurado em 05 de dezembro de 1948. Recebeu a denominação de Grupo Escolar Mont’ Alverne, também em homenagem a um grande orador franciscano.
Pelo Decreto N/SEE - 498 de 13.05.74, o Grupo Escolar foi transformado em Escola Básica "Mont' Alverne", autorizada a funcionar pelo Parecer nº 29/74 do Conselho Estadual de Educação.
Para entrar em conformidade com a LDB, segundo a portaria 017 de 28/03/2000, a nomenclatura foi alterada de EB. Mont´Alverne para EEF. Mont´Alverne.
Hoje responde pela Direção a Orientadora Educacional Sandra Regina da Silva Thiesen.
Por se tratar de uma escola pública, não há necessidade de bolsas de estudo, mas no momento da matrícula são observados dados como o zoneamento para admissão do aluno. A merenda oferecida diariamente é baseada em um cardápio elaborada por nutricionistas da Secretaria de Estado da Educação.
O governo do Estado vem distribuindo material escolar e uniforme para todos os alunos do Ensino Fundamental da rede pública Estadual. Mesmo quando isso não acontece, a escola conta com doações de uniformes dos alunos e ex-alunos, que são distribuídos aos mais carentes. O mesmo ocorre com material escolar, que a escola adquire e distribui conforme a necessidade econômica dos alunos.
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Basquete
E nas aulas de Educação Física o Prof. Artur, está trabalhando o basquete com as turmas de 5º a 8º, com a idéia de que através do jogo educativo é possível proporcionar um desenvolvimento como um todo para cada aluno,o jogo melhora a qualidade de vida sendo trabalhado em forma, ludica e envolvendo as necessidades físicas e mentais dos alunos.