Foi no ano de 1974, após o desfile de 07 de setembro, na sala dos Professores que começou toda a nossa história. Presentes na sala a maioria dos professores, o professor de Educação Física, José Fernando Sens, e também a diretora Terezinha Frainer. Fazíamos uma avaliação do desfile daquele ano, e a diretora Terezinha Frainer falava da necessidade de termos uma Fanfarra maior e melhor, pois a que tínhamos era pequena e que a mesma precisava de mais brilho, mais entusiasmo. Em data recente, na época, o Colégio Normal Roberto Moritz havia saído do prédio do Mont´Alverne para ocupar o seu novo prédio. Com essa divisão, o material existente foi dividido, inclusive os instrumentos de fanfarra. Desta forma, a Fanfarra do Mont´Alverne ficou com mais ou menos dezesseis instrumentos, era muito pouco para o desfile com o número de alunos da época. É bom frisar que naqueles anos, todos eram obrigados e sentiam-se orgulhoso de desfilar.
O professor de Educação Física, lembrou à Diretora que em seu último ano de faculdade, presenciou o desfile, em Joinville, de uma Banda Marcial de Bento Gonçalves, vencedora de um concurso brasileiro de Bandas e Fanfarras, e que havia se empolgado com a apresentação. Era o sinal que precisávamos.
Foi um trabalho árduo, com o empenho da Direção da Escola, da Secretária Maria Hilda Sens, de todos os professores, dos alunos e dos próprios pais. Enfim, foi um envolvimento no qual a escola como um todo se empenhou.
Enfim, chegou o grande dia da estréia. 7 de setembro de 1975.
A expectativa era imensa, porque também havia certa “competição”, no bom sentido, entre as escolas. Mas, o que se falava na cidade era da Fanfarra da Escola Básica Mont´Alverne. Sim, da “Fanfarra do Mont´Alverne”, pois até o momento da estréia, a mesma assim era conhecida.
Na época, era vigário da Igreja Católica Frei Jerônimo Bach, que presenciava o desfile em frente a Igreja Matriz, pois o mesmo era encerrado lá. Quando a fanfarra fez suas evoluções em frente à igreja, Frei Jerônimo comentou com Maria Hilda: “Parece um bando de cardeais, devido às cartolas vermelhas com um penacho branco”. Foi este comentário de Frei Jerônimo, que deu origem ao nome de Fanfarra “Os Cardeais” da Escola Básica Mont´Alverne. O uniforme que era composto inicialmente de sapatilhas e depois de botas vermelhas, de calças ou de saias brancas, de jaquetas vermelhas e de cartolas vermelhas com penacho branco, levou Frei Jerônimo a dizer que parecia um bando de cardeais. Ao contrário do que muita gente pensa até hoje, o nome se baseia no pássaro cardeal e não em Cardeais da Igreja.
Até adquirir sua aposentadoria, a Fanfarra “Os Cardeais” foi organizada e treinada pelo Professor José Fernando Sens.
CURIOSODADE
Veja mais fotos da históricas da fanfarra clicando nos links ANTIGAS Mais fotos atuais
0 comentários:
Postar um comentário